terça-feira, 12 de março de 2013

Todos somos Guimarães!




Iniciam-se hoje, erm Creixomil, as Assembleias Participativas, primeiro momento de um novo instrumento de intervenção na vida pública que a Câmara Municipal oferece aos seus concidadãos, chamando-os a dar ideias inovadoras para a sua cidade e freguesias.
O Orçamento Participativo privilegia o papel do cidadão nos processos de decisão, pedindo-lhes que colaborem no desenho de políticas públicas municipais que vão de encontro às necessidades e expetativas das pessoas.
Um milhão de euros, distribuídos por projetos na área social (meio milhão), desporto (250.000) e cultura e turismo (outros 250.000), ficam nas mãos de todos quantos queiram apresentar propostas respeitantes a investimentos, manutenções, programas ou atividades, dentro dos critérios estabelecidos, sendo 30 de Abril a data limite para a formulação dessas propostas.
O processo é simples e toda a informação está disponível em www.cm-guimaraes.pt; ou então basta participar numa das 48 Assembleias Participativas que a Câmara vai promover por todo o concelho, com o objetivo não só de esclarecer o processo, como de recolher já eventuais propostas.
Depois, terá de batalhar pela sua proposta, porque todas elas serão sujeitas á votação da população, sendo escolhidas para execução as que recolherem maior número de simpatizantes.
Quantos de nós já pensaram num projeto, tiveram uma ideia ou formularam uma expetativa sobre alguma coisa que gostavam de ver (ou ter) na nossa cidade, mas que o orçamento municipal não prevê ou a Câmara Municipal não entende como prioritária? Quantos de nós já pensaram: se fosse eu que mandasse, fazia isto ou aquilo.
Pois muito bem, é chegada a altura de concretizar essa expetativa.
A sua ideia, o seu projeto, a sua expetativa pode agora ser cumprida, bastando que seja exequível e se enquadre em três ou quatro quesitos básicos definidos no regulamento; e se ela tiver o número de votos suficiente, será executada pela Câmara Municipal. Na sua rua, na sua praça, num parque, onde tenha de ser e nas circunstâncias e modos que cada um define na sua proposta.
Participe. Todos somos Guimarães. E todos somos chamados a dar contributos para transformar Guimarães num lugar especial para se viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário