terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O património somos nós!


Um mar de gente, gente que verdadeiramente ama a sua cidade, indiferente à chuva e ao frio que ameaçavam estragar a inauguração da requalificação urbanística do Toural, Alameda e Campo da Feira, comemorou o décimo aniversário da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade.
Foi a 13 de Dezembro de 2001 que a UNESCO entregou aos vimaranenses esta enorme responsabilidade. Volvidos 10 anos, ninguém ousará dizer que não fomos sucedidos.
Calcorreando ruas e vielas, vivendo a atmosfera única das nossas praças, sentindo o cuidado extremo no pormenor da decoração dos nossos jardins ou na limpeza e asseio do espaço público; do esmero que cada um dispensa à recuperação de casas e lojas, no orgulho que sentimos quando jornais e revistas de todo o mundo recomendam visitas à nossa cidade ou da alegria que nos invade sempre que escutamos comentarios elogiosos de turistas e visitantes, de tudo um pouco, e tudo junto, nos faz sentir que é um privilégio viver em Guimarães, do privilégio que é ser vimaranense.
A Câmara Municipal, liderada por António Magalhães, foi a alavanca de todo este processo, disso ninguém duvida. Mas como o próprio referiu hoje, durante a cerimonia de inauguração, nada seria possível sem o contributo de todos: dos partidos políticos da oposição, dos moradores e comerciantes, das instituições locais e dos vários Governos que nos ajudaram a encontrar os meios financeiros indispensáveis para os investimentos necessários.
Porque afinal, em Guimarães,o património somos nós!

1 comentário:

  1. Esperemos que ao ler estas memórias percebam um pouco mais das nossas memórias.

    ResponderEliminar