quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tu fazes parte

Primeiro na antiga Fábrica Asa, agora transformada em centro de arte e criatividade, com a apresentação pública da programação cultural da CEC 2012, depois à noite, no CCVF, com um primeiro e memorável concerto da Orquestra Estúdio, Guimarães provou o acerto daqueles que, em Portugal e na União Europeia, corajosamente acreditaram que uma pequena cidade à escala europeia seria capaz de se transformar num extraordinário pólo de produção e atracção cultural.
Ao final da tarde e depois à noite, tal como no dia anterior, e como sempre, os vimaranenses disseram presente, transbordantes de alegria, entusiasmo e orgulho. Obrigando mesmo a um segundo concerto da Orquestra (não previsto) na quinta-feira.
Razões de sobra para que os mais incrédulos aceitem definitivamente que a CEC 2012 será mesmo um marco de mudança no paradigma cultural,económico e social de Guimarães, e que, independentemente da forma como avaliamos criticamente obras, programas e pessoas, o mais importante está alcançado: todos nós sentimos que fazemos parte da Capital Europeia da Cultura. Daqui a pouco mais de um ano, com a festa feita e a tenda desmontada, algo de muito profundo permanecerá, cimentando a nossa identidade cultural e reforçando aquele "patriotismo de cidade" que um dia Jorge Sampaio disse só ter conhecido em Guimarães.

1 comentário:

  1. A CEC será aquilo que cada um quiser, depende apenas da forma como participa!

    ResponderEliminar