sábado, 31 de dezembro de 2011

Que todos façam parte da CEC 2012




Daqui a algumas horas 2012 abre portas ao maior desafio das últimas décadas para Guimarães e para os vimaranenses : durante um ano inteiro seremos Capital Europeia da Cultura, em conjunto com Maribor, na distante Eslovénia.
Não há desafio que nos atemorize e dele vamos sair vencedores, que não reste margem para qualquer dúvida.
Porque nesta terra, ama-se verdadeiramente tudo aquilo que é nosso e vive-se intensamente tudo aquilo que nos pertence.
Sei que todos os vimaranenses estão orgulhosos desta distinção e que, cada um à sua medida, contribuirá para que portugueses e europeus se verguem perante a qualidade do trabalho que vamos apresentar, da nova cidade que estamos a construir e da qualidade dos novos equipamentos culturais que estão a nascer.
Com a Capital Europeia da Cultura vamos dar um salto qualititativo inimaginável para os tempos de dificuldade que caracterizam o presente. São mais de cem milhões de euros que nos permitem, agora e num futuro próximo, passar a usufruir de tantas coisas novas, modernas e utéis.
Convem recordá-las. Começamos pelas que já estão concluídas: requalificação do Largo do Carmo, do Toural e da Alameda, das ruas de Camões e da Liberdade, do Campo da Feira e da rua de Santo António, o novo recinto para a Feira Semanal,a 2ª fase da Horta Pedagógica e a construção do Centro Ciência Viva e do Instituto de Design.
E agora as que ficarão concluídas em breve: a requalificação do espaço público na zona de Couros, a construção do Centro de Formação Pós-Graduada e da nova Escola de Formação Profissional de Guimarães, a Plataforma das Artes, o Museu da Memória, o Laboratório da Paisagem, a recuperação do Teatro Jordão, a requalificação ambiental da Veiga da Creixomil, a reabilitação de toda a Colina Sagrada, a extensão do Museu de Alberto Sampaio, o novo Posto de Turismo no Centro Histórico e tantas outras intervenções onde a Fundação Cidade de Guimarães e os seus parceiros estão envolvidos (CAAA, Fábrica ASA, Welcome Center na rua de Camões, residências criativas, etc.)
... ufa!
É obra, não?!

Sem comentários:

Enviar um comentário