sábado, 17 de dezembro de 2011

O fantasma da polémica

Não gostei da polémica que se instalou hoje, iniciada no facebook, sobre a possibilidade de a Sofia Escobar participar num espectáculo integrado na Capital Europeia da Cultura. E não gostei porque a Sofia sabe o quanto os vimaranenses gostam dela e sabe o quanto a Fundação Cidade de Guimarães se esforçou para que fosse ela a protagonista principal do espectáculo que teve lugar na passada quarta-feira.
Bem me recordo da tristeza com que Rui Massena, responsável pela área da música na CEC, anunciou na sessão pública de apresentação dessa programação, em Junho passado, no Largo da Oliveira, a indisponiblidade da Sofia para participar nesse concerto, invocando, se a memória não me atraiçoa, a prorrogação do seu contrato em Londres.
Hoje fiquei a saber que, mesmo depois disto, a FCG continua a negociar com o seu agente uma eventual participação noutro espectáculo, em 2012.
Assim sendo, o que motivou Sofia a escrever aquele post?...
Tendo em conta o comunicado que colocou posteriormente no facebook, hoje à noite, e onde confirma isso mesmo, nada que justificasse o coro de aves agoirentas que imediatamente se fez sentir, anunciando o desastre da programação musical, como se uma voz ou um artista, por brilhante que seja (como é a Sofia), fosse determinante para medir o sucesso de uma área de programação que tem muitas outras propostas de excelência.
Eu bem sei que, para alguns, a polémica em redor da CEC tem de ser sistematicamente alimentada, não vá instalar-se a ideia generalizada que está mesmo condenada ao sucesso. Mas Guimarães e a Sofia bem dispensavam o fantasma desta polémica, principalmente porque um e outra, todos temos a certeza disso, também desejam esse sucesso e por ele lutarão.

2 comentários:

  1. A meu ver, houve um dispensável erro de comunicação em torno desta polémica.
    Penso que se a Sofia e seu agente conversassem sobre o assunto, chegariam à conclusão de que algo entre eles não foi combinado da melhor forma a fim das decisões tomadas pelo referido agente não chegarem aos ouvidos de Sofia.
    Quase que posso referir com certeza que a única razão para toda esta polémica gira em torno desse erro de comunicação, pois, quando há um corte (omissão) da informação transmitida pelo agente a Sofia, sobre tudo isto a mensagem não chega em pleno e criam-se assim confusões desnecessárias...

    A meu ver não passou disso mas quem sofre é sempre quem faz algo pela cidade, neste caso a FCG.

    ResponderEliminar
  2. Os comentários de Sofia foram desnecessários e imaturos
    Espero que agora venha a publico e diga o que realmente aconteceu
    Depois de tanta falta de bom censo
    Penso eu que ela deveria falar com os agentes e depois de saber o que se passou então exprimir a sua opinião
    Mas talvez a imaturidade não lhe permitisse chegar a essa conclusão
    Vamos deixar estas mesquinhices de lado e vamos lá a verdadeira importância que é ter um ano memorável para todos nos que vivemos e cêntimos GUIMARÃES

    ResponderEliminar