domingo, 29 de janeiro de 2012

As nossas casas encheram-se de música

Primeiro em casa de uma amiga, onde su casa foi mi casa, a meio da tarde com o virtuosismo de dois jovens da Orquestra Estúdio, ao anoitecer com a voz deslumbrante da Luísa Sobral, depois com o som afro e frenético dos Buraka Som Sistema, no Multiusos, vivi hoje mais um belíssimo dia na nossa Capital da Cultura.
Pressenti que ia ser mais um dia de fortes emoções quando passei pelo Toural ao início da tarde. O dia estava solarengo e bonito, convidativo a um passeio pela nova sala de visitas da cidade, mas o motivo porque tanta gente por ali passeava era outro. Como confirmei nas praças do Centro Histórico, logo a seguir, também repletas de gente, mas à procura das casas onde a música ia acontecer. De mapa e programa na mão, o motivo do frenesim de muitos vimanarenses e de muitos turistas era a descoberta dos locais onde ia acontecer o projecto "Mi casa es tu casa", uma ideia de Fernando Alvim para a CEC'2012.
32 cidadãos de Guimarães abriram as portas da suas habitações, por onde entraram músicos portugueses conhecidos (Luísa Sobral, Aldina Duarte, Mafalda Veiga, Paulo Praça, Virgem Suta entre muitos outros) e os jovens música da Orquestra Estúdio, aos pares. As lotações eram variadas, mas demasiado pequenas para tantos interessados, e onde deveriam caber apenas 15 ou 20 tiveram de entrar 40, 50 ou 60. Um sucesso. Uma experiência inolvidável esta de estar sentado mesmo em frente a uma cantora talentosa como a Luísa Sobral, num ambiente intimista e informal, com tempo para dois dedos de conversa, um copo e música, muito boa música, só com voz, viola e percussão, nada mais sendo necessário.
A noite passei-a com mais de duas mil pessoas, no Multiusos, onde o corpo era obrigado a exercício inesperado pela energia musical de um grupo de jovens da Buraca, que já dão que falar (e ouvir) por todo o mundo. O público foi fantástico, vibrante, e o concerto foi bom, muito bom mesmo.
No segundo sábado da CEC, a nossa casa continua a encher-se de gente, uma casa que desta vez teve música dentro. Amanhã terá cinema. A ante-estreia nacional dos famosos Marretas e o aclamado western-à-portuguesa "Estrada de Palha" do vimaranense Rodrigo Areias, com música ao vivo de Rita Redshoes e do Legendary Tigerman.

Sem comentários:

Enviar um comentário