Procedi hoje à entrega, na companhia do Presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração, de mais 17 diplomas de participação na acção de formação "Chaves de Guimarães", elevando para 35 o número de proprietários e funcionários de restaurantes de Guimarães que passam a estar mais qualificados para o seu trabalho.
O resultado desta parceria, que teve como destinatários agentes dos ramos da hotelaria, restauração e empresas de animação, era simples: dotar cada um deles com novas ferramentas de conhecimento sobre a história local, oferecendo-lhes novas competências para informar e difundir a oferta turística que nos caracteriza.
Cada um deles, a partir de hoje, pode ser uma espécie de front office de informação turística, ajudando o turista que entra no seu restaurante, bar ou hotel a conhecer melhor a cidade, a sua história e as suas histórias.
Registei o entusiasmo com que participaram nesta acção de formação, e a vontade que manifestaram ter no sentido de criar uma "rede" de partilha de informação entre todos, numa lógica de solidariedade inter pares que só pode ter efeitos positivos no futuro.
Este projecto de qualificação dos agentes turísticos locais foi antecedido de muitos outros (atendimento, cozinha, enologia, pastelaria, inglês e higiene e segurança no trabalho) e constitui hoje uma matriz de actuação preferencial dos serviços de turismo da Câmara Municipal. Investir nas pessoas, nos funcionários anónimos, que são, não raras vezes, a primeira (boa ou má) impressão que deixamos ao turista que nos visita, é um caminho que temos de prosseguir. Para que eles se sintam parte, activa e interessada, na construção de um destino turístico onde a qualidade no atendimento e acolhimento seja verdadeiramente a nossa marca diferenciadora.
Parabéns pele iniciativa da formação “Chaves de Guimarães”, uma oportunidade única de ficar a conhecer melhor a história da nossa cidade, muito boa mesmo.
ResponderEliminarAss: Paulo