segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O desporto no seu estado mais puro


No início do ano passado, a Câmara Municipal assinou com cinco clubes vimaranenses um Contrato-Programa que visava a requalificação das suas instalações desportivas, com a duração de quatro anos e um investimento municipal de um milhão de euros.
O objectivo era dotar esses clubes com melhores ferramentas para o excecional trabalho de formação que desenvolviam e todos eles canalizaram as verbas para a construção de relvados sintéticos nos seus complexos desportivos.
Primeiro foi o Brito a inaugurar o novo relvado. A festa repetiu-se no sábado à tarde em Pevidém. Estará para muito breve acontecer o mesmo em S. Torcato, nas Taipas e em Urgezes, onde se finalizam os trabalhos de construção dos novos sintéticos.
Este investimento localiza-se em quatro vilas e numa das maiores freguesias de Guimarães. E tem como destinatários cinco clubes com um trabalho notável ao nível dos escalões de formação, acolhendo centenas de jovens atletas.
As equipas seniores destes clubes disputam os campeonatos regionais de futebol, bem longe das luzes da ribalta, pelo que é louvável a postura dos seus dirigentes, que canalizam o seu trabalho e a sua diminuta capacidade financeira na criação de condições que potenciem o desporto formativo, ajudando crianças e jovens a ocupar sadiamente os seus tempos livres.
Este é o caminho. Talvez o único caminho possível num tempo onde escasseiam apoios, voluntarismo e dinheiro.
O desporto-rei, transformado em desporto-espectáculo, vive agrilhoado pela gula dos empresários de futebol e dos shares televisivos, iludindo dirigentes desportivos na vã glória do resultado desportivo fácil e imediato. A consequência é previsível: só alguns, muito poucos mesmo, podem ganhar jogos e dinheiro; os outros, quase todos, vivem de ilusões e de orçamentos fantasiosos, empurrando os clubes para um poço do qual dificilmente podem sair.
A aposta na formação, em instalações desportivas modernas e versáteis, definindo objectivos desportivos realizáveis e sensatos... só esse pode ser o caminho. Qualquer outro inevitavelmente conduz ao abismo. Mais cedo ou mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário