terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A doçaria vimaranense é uma tentação!


Foi hoje apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, o livro "A Doçaria Tradicional Vimaranense". Pela primeira vez, de forma sistematizada, a autarquia coloca em papel o receituário da doçaria típicamente vimaranense, numa grande parte produto genuíno do gosto e sensibilidade das freiras dos conventos locais, principalmente o de Santa Clara.
O trabalho meticuloso de investigação da Dra Maria Isabel Fernandes leva-nos até aos longínquos anos de Quinhentos e Seiscentos, sendo do ano de 1517 o primeiro registo conhecido da doçaria que por aqui se confeccionava (biscoitos, queijadas e conservas de açúcar e mel), numa viagem até aos dias de hoje, oferecendo-nos um relato histórico da evolução dos doces que constituem hoje valioso património de Guimarães.
São quase quinhentos anos de história de doces para todos os gostos, muitos deles ainda hoje confeccionados, como é o caso da aletria, dos formigos (ou mexidos), do arroz doce, do leite-creme, dos doces de chá, dos massapães, das broinhas, dos ovos moles, das queijadas e de tantos e tantos outros, absolutamente proibitivos para quem é adepto de dieta rigorosa e saudável.
Mas o livro vai mais longe, porque pela primeira vez passa para o domínio do conhecimento generalizado a receita das famosas Tortas de Guimarães e do Toucinho-do-Céu, dois doces que são só nossos, e que perduram no tempo pelo gosto e teimosia da Pastelaria Clarinha, das Costinhas e da D. Helena Jordão. Com o apoio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, muito particularmente do Dr. Nuno Vieira e Brito e de duas mestrandas da escola, foi elaborado um estudo pormenorizado de caracterização desses dois doces, o que permitirá, no futuro, e caso seja essa a vontade de todos os agentes envolvidos neste processo, avançar para a sua certificação.
A publicação deste livro pela Câmara Municipal é um inestimável contributo para a preservação e divulgação de um património local riquíssimo, que tem já escala de valor apreciável na economia local, e que constituirá certamente mais um motivo de interesse para todos quantos nos visitam.
Para um apreciador destas gulodices, como confesso é o meu caso, aconselha-se leitura pausada do livro, pois só o mero folhear das páginas e a beleza das fotografias são o bastante para aumentar os níveis de colesterol!

2 comentários:

  1. Olá meu amigo... Onde se pode comprar o livro e qual o preço? Abraço. Gentil

    ResponderEliminar
  2. O livro estará em breve à venda; o preço ainda não está definido.

    ResponderEliminar