quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Capital mundial do vinho por três dias

Guimarães será, entre 4 e 6 de Maio, a capital mundial dos vinhos. Depois de ter passado, nos últimos anos, por Bordéus, Valencia, Palermo e Luxemburgo, Guimarães e o Multiusos vão acolher o "Concours Mondial de Bruxelles", uma das maiores competições de vinhos do mundo inteiro, onde são distinguidos e galardoados os melhores néctares do planeta.
Durante três dias, 7.400 vinhos de 50 países estarão a concurso, com 300 provadores de 40 nacionalidades diferentes, acompanhados por mais de uma centena de jornalistas internacionais e com cerca de 30 eventos promocionais associados.
No ano passado, em representação da Câmara Municipal, estive no Luxemburgo e assisti ao anúncio da escolha de Guimarães para palco deste concurso em 2012. E senti um genuíno entusiasmo de todos pela possibilidade de virem a conhecer o "coração" da região dos vinhos verdes. Um vinho que hoje é visto internacionalmente como um "vinho moderno, que graças à sua frescura, vivacidade e baixo teor alcoólico representa aquilo que o consumidor de qualquer canto do mundo cada vez mais procura". Quem o diz é o director-geral deste concurso, Thomas Costenoble, que acredita no seu enorme potencial.
Esta será, pois, uma excelente oportunidade para dar escala de notoriedade internacional ao nosso vinho verde, e o conjunto de acções de charme e simpatia que estão a ser organizadas com os produtores locais podem fazer mais nesses três dias pelo vinho verde do que qualquer campanha promocional paga a peso de ouro.
Na última edição do concurso, Portugal participou com 650 amostras e ganhou 235 medalhas, sendo já o quarto país na longa lista de países representados (atrás da França, Espanha e Itália). Para isso contribuíram decisivamente os vinhos produzidos no Douro e no Alentejo, que ganham reputação crescente por todo o mundo pela sua qualidade, honestidade e preço. Que bom seria que o vinho verde encontrasse aqui o caminho da sua afirmação internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário