quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os surpreendentes números do arranque da CEC

São surpreendentes os números revelados ontem pela Fundação Cidade de Guimarães relacionados com os primeiros dias da Capital Europeia da Cultura na nossa cidade. Mais de 120.000 pessoas na primeira semana do evento, salas de espectáculos com lotação média de 82%, 1.550 notícias sobre Guimarães só entre 20 e 29 de Janeiro, presença contabilizada de mais de 350 jornalistas e 70 orgãos de comunicação social, 68.000 visitas ao site ofcial da Guimarães 2012 e cerca de 43.000 visualizações de vídeos no Youtube.
Adicione-se a tudo isto o número recorde de visitantes registados nos 3 museus da nossa cidade, o número impressionante de acessos aos Postos de Turismo (7.000 no fim-de-semana de 21 e 22 de Janeiro) e as elevadas taxas de ocupação nos principais hotéis da cidade. Do que tudo isto significou para o comércio local não é possível falar (talvez a ACIG possa sistematizar e monitorizar esses dados ao longo do ano) por objectivo desconhecimento dos valores de facturação relacionados com essa actividade, mas custará a crer que, também aí, a mais-valia não tenha sido bem significativa.
Sendo assim, mais do que o discurso político, mais do que a expectativa gerada (e nem sempre cumprida, como aconteceu com o Euro 2004, por exemplo), mais do que as palavras de mera circunstância, os primeiros números falam por si e dizem tudo: a CEC é verdadeiramente um acontecimento único para Guimarães e a dimensão da sua importância para um futuro mais risonho é mais do que garantida.
O desafio que temos em mãos é o de capitalizar este investimento e este mediatismo, transformando velhos hábitos e mentalidades, adequando a nossa forma de agir enquanto agentes locais à nova realidade que cresce em nosso redor.
Não podem ter mais lugar as costumeiras ladaínhas do "podia ser melhor", ou do "a ver vamos". Este não é mais o tempo dos ses, das indecisões ou das dúvidas. A CEC 2012 será mesmo uma tremenda mais-valia para a economia local, e os números dos primeiros dias vão-se replicar pelo ano inteiro, pois ainda serão muitos os eventos e actividades de grande atratividade que estão agendados. Quem ainda não se preparou, que o faça quanto antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário