sábado, 18 de fevereiro de 2012

O desporto também é sinónimo de ousadia

O Grupo Desportivo União Torcatense passou a ser hoje o terceiro dos cinco clubes a dispor de um novo relvado sintético no seu complexo desportivo, no âmbito dos contratos-programa assumidos no ano passado pela Câmara Municipal, que implicam um inesvtimento, em quatro anos, de um milhão de euros.
Depois dos clubes das vilas de Brito e Pevidém, S. Torcato passa a dispor de excelentes condições para a prática e para a formação desportiva do futebol, num esforço conjunto da autarquia, do clube e de alguns patrocinadores locais, que se esmeraram neste renovado complexo.
Por força das exigências regulamentares actuais e de um conjunto de vicissitudes que condicionavam a correcta utilização desportiva do espaço de jogo existente, esta foi uma obra que superou em muito os cerca de 250.000 euros que a Câmara Municipal atribuiu. Nada, porém, que atemorizasse a laboriosa direcção do clube, que meteu mãos à obra e conseguiu angariar um conjunto de apoios notáveis para que hoje, no reabrir das portas, tudo parecesse fácil.
Não foi. Nem sequer é fácil ser presidente ou director num clube onde tudo escasseia: sócios, dinheiro ou gente disponível para o trabalho. No Torcatense, como em quase todos os outros clubes locais, a determinação, o arrojo e o amor desinteressado ao clube de uns poucos conseguem mover obstáculoa considerados intransponíveis.
Nas últimas semanas, por força da minha responsabilidade, tive oportunidade de passar algum tempo com o presidente deste clube, Nélson Martins; é um jovem inteligente, trabalhador e que faz da humildade e da determinação o seu guia de trabalho. Vivi com ele as angústias que sentiu quando tudo parecia correr mal e a incompreensão das pessoas pelo atraso nas obras; hoje, quando subiu ao palco para falar desta obra, não se esqueceu de ninguém e em cada palavra emotiva do seu discurso senti a satisfação do dever cumprido.
Como o Nélson Martins existem em Guimarães mais umas dezenas de jovens (e menos jovens) dirigentes desta têmpera: guerreiros, inconformados, determinados e confiantes. É com gente desta que Guimarães constrói o seu invejável património desportivo. E eu sinto-me honrado por ter a oportunidade de trabalhar e conviver com estas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário