quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Circuitos turísticos chegam a Guimarães

Com a aprovação hoje, em reunião do Executivo municipal, do programa de concessão de circuitos turísticos, está dado o decisivo passo para que, em breve, a cidade de Guimarães passe a dispor de um autocarro turístico e de Charretes movidas por cavalos.
Os fluxos turísticos visíveis e crescentes, induzidos pela CEC 2012, despertaram o interesse de várias empresas e a Câmara Municipal viu-se na necessidade de atribuir por concessão serviços de animação turistica que só são próprios de grandes cidades. Até agora não se conhecia o interesse de ninguém; de repente, são vários os candidatos. O que é óptimo, porque permite uma selecção e escolha de qualidade, num ganho evidente para o turismo local e para quem nos visita.
O autocarro turístico, com capacidade máxima para 26 passageiros, panorâmico, percorrerá as principiais artérias da cidade, com passagens pelas principais entradas do Centro Histórico, Colina Sagrada, Teleférico, Shopping, Estação de Comboios e zona de Couros, local que brevemente será mais uma atracão da nossa cidade. Funcionará diariamente e terá um serviço de audio-guia em várias línguas.
Já as Charretes, com um percurso mais pequeno e com passagem pelo coração do Centro Histórico, constituirão, estou certo, um elemento de atracão permanente, quiçá transportando-nos a um tempo em que o cavalo era certamente o único "veículo" autorizado a entrar nesse espaço.
Este despertar de interesse de empresas de animação turística, que se revela a outros níveis, com propostas que vão desde o aluguer de bicicletas eléctricas, trixis e segways, até serviços de guias especializados em vertentes até hoje não exploradas em cidades médias como a nossa, revelam a confiança da iniciativa privada no potencial de Guimarães como destino turístico, gerando um "efeito de bola-de-neve" que temos de consolidar: o aumento de turistas induz negócio, este gera o interesse dos privados e novos equipamentos e serviços de animação surgem; a experiência de visita torna-se mais interessante, desperta a curiosidade de novos visitantes e os fluxos tendem a aumentar.
É este o fantástico desafio que temos pela frente nos próximos anos: agarrar com toda a força e determinação esta oportunidade, utilizando a sensatez para distinguir entre a oportunidade e o oportunismo e ousando arriscar em modelos que correspondam às novas tendências.

3 comentários:

  1. Já cá deviam cá estar na abertura, mas sempre bem a tempo.
    GS

    ResponderEliminar
  2. Amadeu, boa tarde!!!
    Os circuitos já estão em funcionamento.
    Quero levar a Guimarães um grupo de alunos e seria interessante fazerem este circuito.
    Aguardo novidades.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, ainda não. O serviço terá de ser concessionado pela Câmara e esse procedimento está em curso. Se tudo correr bem, acredito que possam entrar em funcionamento em finais de Março.

    ResponderEliminar